5 Super Dicas Para Uma Boa Análise de Concorrência Online

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Dicas para  uma boa análise de concorrência

O Marketing Digital revolucionou como as empresas agem na pré venda e abriu um leque de opções e ferramentas que permitem que você cultive relacionamentos longos e seguros com seus clientes, e uma das formas mais fáceis de você fazer isso é através da análise de concorrência.

Se você está começando sua caminhada na estrada do mundo digital, um dos primeiros passos na direção do seu sucesso online é sem dúvidas, conhecer muito bem, os seus concorrentes. Parece simples, né? Mas, acredite, muita gente peca ao não fazer uma análise completa de seus concorrentes e perde oportunidades excelentes de chamar a atenção de potenciais clientes e se destacar no mercado em pouco tempo.

Nós vamos te ajudar a fazer uma análise de concorrência eficaz, que pode alavancar seu negócio de forma mais rápida, através de dicas extremamente simples:

1. Faça uma lista de quem são seus concorrentes

Parece bobagem, né? Mas muitas empresas que já estão no mercado offline há algum tempo pensam que conhecem seus concorrentes, quais suas estratégias e público-alvo, porém, no mercado online tudo pode mudar.
 
Independente de sua empresa ser nova ou já atuar no mercado offline, à partir do momento em que você entra online tem nas mãos uma ferramenta extremamente valiosa: a informação. Você tem seus concorrentes a um clique de distância, para: explorar, analisar, comparar, aprender e planejar estratégias.
 
Abra uma planilha, ou um caderno, e faça uma lista de quem são seus concorrentes online. Se você também atua no mercado com uma loja ou empresa física, faça também uma lista de seus concorrentes diretos e analise quais deles possui também negócios online.

2. Explore o site e as mídias de seus concorrentes SEMPRE

Se você pretende vencer um inimigo, não basta saber quem ele é, é muito importante que você descubra quais são suas estratégias, que mídias sociais ele usa, como ele se comporta nessas mídias, como ele se comunica com o cliente, e que tipo de resposta ele recebe de seu público-alvo.

Monitore seus concorrentes SEMPRE. Entre semanalmente em suas mídias sociais e sites. Aprenda com os acertos dos seus concorrentes, mas aprenda com seus erros também. Analise:

  • Quais deles estão em boas posições nas buscas orgânicas?
  • Quais técnicas de SEO ele usa dentro do site dele?
  • Ele usa links patrocinados e anúncios pagos?
  • Que mídias sociais ele usa para se comunicar com seu público-alvo?
  • Que tipo de post ele faz nas mídias sociais?
  • Quais desses posts tem maiores índices de engajamento do público?
  • Quais benefícios seus concorrentes oferecem para seus clientes?

 

Procure por brechas e oportunidades dentre seus concorrentes, identifique, por exemplo, concorrentes que não praticam grandes técnicas de SEO e estão em boas posições em algumas palavras-chave, e invista nessas brechas, pois nelas moram uma grande oportunidade de você alcançar bons resultados de forma mais rápida.

3. Analise seus concorrentes e crie ofertas diferenciadas

Tire da sua cabeça que um bom diferencial entre você e o concorrente deve ser sempre relacionado ao preço. NÃO é só preço.

Crie ofertas diferenciadas como descontos progressivos, brindes, frete grátis à partir de um valor específico ou na loja toda. Faça sorteios e através deles tente coletar informações dos clientes ou fazer com que ele se engaje com suas mídias.

Por exemplo, você pode sortear um valor em crédito, ou um produto do seu site, ou até seus serviços, com a única condição de que o cliente se cadastre na sua newsletter, e através disso vai coletar um bom mailing para a sua loja. Acredite, o mailing é muito importante e funciona SIM, pois à partir do momento em que o cliente dá à você a permissão de enviar e-mails para ele, ele está abrindo uma oportunidade de que você apresente à ele suas ofertas, e através disso as chances de ele se tornar um cliente fiel ou visitante recorrente da sua loja são muito maiores.

4. Descubra o seu NICHO, o seu diferencial;

Dentre os fatores em que você está analisando entre sua empresa e seus concorrentes, com certeza vocês possuem muitos pontos em comum. Mas e quanto aos diferenciais? Você sabe quais são os fatores que diferenciam você de seus concorrentes?

Descubra em quais nichos do seu segmento você pode ter resultados melhores, e através disso considere a possibilidade de adicionar novos produtos e serviços para obter bons resultados neste nicho.

Defina quais são os seus “produtos estrela”, ou seja, seus carros chefe, aqueles produtos ou serviços em que você é referência, e se você não possui um, escolha um produto que possui um diferencial, um potencial e invista nele. Crie anúncios pagos, invista em palavras-chave, artigos e links patrocinados sobre este produto.

5. Utilize de ferramentas de análise de concorrência

Existem algumas ferramentas online para análise de concorrência que são extremamente úteis, tanto pagas quanto gratuitas. Algumas:

SpyFu: O SpyFu é uma ferramenta que permite que você encontre palavras-chave que podem ser mais rentáveis para o seu site, ou seja, que possuem um fluxo relativo de buscas e não tem um PPC muito caro.

MozBar: é uma ferramenta que permite que você adicione uma extensão ao seu navegador, e ao fazer uma busca no Google, ela analise os sites que aparecem na primeira página ou na página em que você escolher navegar, trazendo algumas métricas como: Ranking, Page Authority, Domain Authority, e SEO em geral.

Google Insight: é uma ferramenta totalmente gratuita do Google, onde você consegue fazer pesquisas de palavras-chave e comparar um termo com o outro. Por exemplo, se você vende moda praia, você pode comparar os resultados do termo “comprar biquíni online” com “comprar bikini online”, e assim encontrar até nichos de palavras-chave que tragam um bom resultado em links patrocinados, com um custo de PPC baixo.

SIMILARWEB: é um site ótimo que permite que você analise resultados de tráfego dos seus concorrentes, e até compare o seus com os deles.

Quicksprout: muito parecido com o Similarweb, você pode analisar tráfego estimado, SEO, compartilhamento e até o faturamento do seu site e de seus concorrentes.

Semrush: permite que você analise o tráfego, mas também te ajuda a transformar os dados em estratégias e oportunidades de crescimento. Permite que você faça pesquisa por palavra-chave, por concorrente, e até faça uma auditoria do site. E o melhor, ele te mostra as palavras-chave em mecanismos de buscas em tempo real, permitindo que você acompanhe as tendências relacionadas ao seu mercado.

Siteliner: permite que você explore o site de seu concorrente e encontre brechas de conteúdos repetidos ou links quebrados, permitindo à você melhorar suas estratégias de link building,

Estas e muitas outras técnicas de analisar a sua concorrência são de absoluta importância e vão SIM te ajudar à alcançar o sucesso tão desejado. Porém, é necessário que você coloque a mão na massa e diariamente esteja conectado com as mudanças do seu mercado e estratégias de seus concorrentes on e offline. Portanto, arregace as mangas, espante a preguiça, e pesquise incansavelmente sobre seus concorrentes!